
-
Arquitetos: Tallerdarquitectura
- Área: 146 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta casa, tudo acontece sob a cobertura em "V", que abriga os diversos espaços, forma os beirais, protege do sol e da chuva e evita a percepção de um grande volume construído, integrando a arquitetura no ambiente rural.

Situada sobre uma base de pedra, a casa surge em meio a uma densa cerca arbustiva. Uma série de volumes que se desdobra entre pátios, floreiras e canteiros para, finalmente, se abrir ao jardim frontal.

O corte explica a arquitetura, os volumes, os espaços interiores e as conexões com o jardim, a diversidade de relações entre o habitat e a natureza domesticada, com floreiras, canteiros e árvores em diferentes níveis.

É um mundo de reflexos e transparências entre as plantas, os vidros e os interiores — como se cada dia fosse um passeio pelo jardim, com fragmentos de verde que se sucedem no interior; cada canto possui seu complemento do lado de fora.

A vegetação e o entorno da habitação fazem parte da arquitetura. A arquitetura não se define apenas nos limites construídos, vai muito além, pois os espaços se expandem e as sensações que podem ser criadas com a arquitetura têm a ver com como esses espaços estão formados, como o volume da habitação se relaciona com seu entorno, quais vistas são obtidas a partir do interior dos espaços.


Tudo isso se torna essencial neste projeto, porque a partir dos vários recantos da casa pode-se desfrutar desses elementos vegetais e visuais, mas não de forma monótona, e sim de forma diversa, pois cada espaço contém seu homólogo no exterior; um pátio, uma floreira, um canteiro, uma visão para a vizinhança rural, um conjunto de árvores...


















